Dando continuidade ao processo de dúvidas técnicas
   Luiz  André Medeiros  │     9 de junho de 2015   │     11:22  │  3

CINCO DÚVIDAS NO PROCESSO DE CORREÇÃO DA REDAÇÃO DO ENEM

1. Qual a quantidade de parágrafos que deve ter o texto?

A redação do Enem exige o formato dissertação. Isso significa que se trata de um texto argumentativo, que pede que o autor desenvolva uma ideia, um problema ou um questionamento com uma consideração final que deve estar de acordo com os argumentos expostos

As-três-partes-da-dissertaçãoO Saber em debate recomenda que o aluno faça a dissertação em 4 ou cinco parágrafos; dessa forma, ele conseguirá maior êxito nas cinco competências, pois apresentará argumentos mais consistentes e baseados em conhecimento de mundo, o que favorece à nota na competência III.

2. Como avaliar um texto, por exemplo, com mais de vinte linhas, apresentando somente um parágrafo?

Há parágrafos longos e bem elaborados, ENTRETANTO isso é perigoso, uma vez que pode trazer inúmeros problemas coesivos. Se eles forem longos, e o participante não dominar as estruturas da língua e suas conexões, isso tem a ver ora com a Competência I, ora com a Competência IV. Portanto, haverá penalizações nesses segmentos.

3. E se a letra for ilegível, tornando o texto incompreensível, como avaliar? Em branco? Com defeito? Há outra opção?

Se for TOTALMENTE ilegível, a redação, automaticamente, é anulada. Os corretores marcam o ícone chamado de OUTRAS FORMAS DE ANULAÇÃO. Se for parcialmente ilegível e houver dúvidas, o corretor tem total autonomia para julgar apenas a parte que compreender, podendo pedir ajuda aos supervisores.

4. Se o candidato apresentar um título e depois o restante da redação nada tiver com o tema ou o assunto, o que vai ocorrer?

Nesse caso, houve fuga ao tema, mesmo tendo escrito mais de sete linhas, a redação é anulada.

5. Quando a redação é analisada pelo terceiro corretor?

A redação será corrigida por dois corretores de forma independente. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das cinco competências.

>Link  

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Gessica Vanessa

    Parabéns pelo trabalho, saber em debate sempre tirando nossas dúvidas . Professores competentes , tenho orgulho de fazer parte desse projeto.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *