SABER EM DEBATE E A ESTRUTURA DISSERTATIVA
   Luiz  André Medeiros  │     3 de agosto de 2015   │     8:49  │  0

Prezado fera Saber em Debate,

É muito importante que você acompanhe todo o processo estrutural deste tipo de texto, por isso, apresentaremos o primeiro parágrafo da sua dissertação – a introdução.

blog-01

 

Dominar os principais fundamentos da introdução – o verdadeiro “cartão de visitas” do seu texto – é essencial para atingir a boa nota almejada.

blog-02

A palavra introdução é formada a partir do verbo latino ducere (levar, transportar, puxar sem descontinuidade, conduzir) e do prefixo intro-, derivado do advérbio latino intro “dentro (especialmente de casa)”.

A partir da etimologia do vocábulo, fica nítido o entendimento do que seria o ato de introduzir o texto: conduzir o leitor para o seu interior, dando noções sobre sua orientação geral e sua organização. Em outras palavras, o leitor devesentir-se em casajá na introdução, de modo que possa identificar o tema em discussão e prever, genericamente, qual o posicionamento defendido pelo enunciador.

Uma introdução minimamente eficiente deve revelar apenas o necessário para situar o leitor no texto, estimulando-o a prosseguir com a leitura. Para que isso aconteça, o Saber em debate desenvolveu uma estratégia que contempla as necessidades de uma introdução.

blog-03

blog-04

 

 

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *