A liberdade de expressão e o controle da mídia
   Luiz  André Medeiros  │     24 de agosto de 2015   │     10:22  │  0

 

LIBERDADE-DE-EXPRESSÃO

O papel da mídia na sociedade enquanto produtora e difusora de informação e formadora de opinião é fundamental em uma sociedade democrática. A pluralidade e diversidade dos meios de comunicação garantem a multiplicidade de opiniões, o exercício da liberdade de expressão e o acesso à informação.

A dificuldade de democratizar a mídia se opõe tanto ao modelo de monopólio estatal, que imperou na Europa durante bom tempo, quanto ao modelo liberal, que delega toda a responsabilidade às “forças do mercado”, hoje hegemônico. O controle pelo Estado leva, no extremo, à instrumentalização da comunicação pelo grupo dominante; ou, pelo menos, ao consórcio entre os grupos que integram o establishment político. O mercado reduz informação e cultura a elementos da disputa pela audiência (ou, melhor, pelas verbas publicitárias), o que leva à padronização dos conteúdos e à tendência a tratar o público como consumidor, e não cidadão. Em ambos os casos, fica comprometida a pluralidade de vozes, isto é, determinados grupos da sociedade e determinadas posições no espectro políticos têm negada ou restringida a possibilidade de difusão de seu discurso.

O espaço midiático deve ser moldado para favorecer a livre concorrência entre as empresas, coibindo toda forma de monopólio. Caso contrário, a participação pública que efetiva a democracia fica comprometida e o interesse público é prejudicado em nome do controle exercido por poucas empresas.

Nessa perspectiva, a liberdade de expressão e o controle da mídia serão discutidos no segundo aulão do Saber em Debate, coordenado pelos professores Luiz André Medeiros e Laura Acioli e terá como convidado especial o jornalista Mauro Wedekin, ex-correspondente internacional da Rede Record com experiência de 20 anos de atuação.

Além do debate de redações, o ciclo de aulões contará com aulas de matemática ministradas pelo professor Jaguarassú Neto. O evento ocorre hoje, dia 24 de agosto às 18 horas, no Cine Arte Pajuçara, em Maceió. As inscrições estão sendo realizadas na sede do Saber em Debates (mediante a doação de 1 lata de leite ninho para instituições de caridade), rua Dilermando Reis 239 na Mangabeiras (próximo ao Banco da Caixa Econômica na avenida Álvaro Calheiros) – fone 3031 – 3610.

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *