TEMA 06: A importância da leitura
   Luiz  André Medeiros  │     26 de setembro de 2015   │     15:26  │  0

Tema 6

 

PROBLEMÁTICAS:

  • A leitura dos antigos escritos facilita e proporciona a compreensão do desenvolvimento da história para a compreensão da realidade atual.
  • O hábito da leitura desenvolve a mente, a fala e as noções de mundo para a formação crítica e intelectual do ser humano.
  • A multifocalidade tão presente no contexto atual é um desestímulo ao hábito da leitura. A falta de tempo e a realização de várias tarefas simultaneamente acabam por deixar o indivíduo cansado e indisposto a desfrutar da leitura.
  • A tecnologia também pode ser apontada como um dos fatores responsáveis pela falta do hábito de leitura. É necessário torná-la uma aliada do livro. É possível usufruir de maneira saudável dos benefícios de ambos.

VISÃO UNIVERSALISTA:

O sociólogo frânces Pierre Bordieu dizia que lemos quando temos um espaço social, um mercado social, um universo no qual podemos falar sobre a leitura que fizemos. Os países que se tornaram grandes nações de leitores, como a Inglaterra, a França e os EUA, assim tornaram-se devido a formidáveis trabalhos muito laboriosos e longos, por décadas e séculos, e esse esforço envolveu um grande número de atores: o Estado, a educação, as políticas culturais, mas também sindicatos, partidos políticos e igrejas. Segundo o contexto, o tipo de iniciativa é muito diferente e o que sabemos hoje é que a leitura não se faz sozinha, mas a leitura se constrói, muito lentamente e é um trabalho que não se dá por acabado.

INTRODUÇÃO:

A compreensão da realidade atual passa pelo entendimento da realidade antiga e seu desenvolvimento. Através de escritos, captamos o mundo ao longo da história. Para tanto, o hábito da leitura é crucial, desenvolve a mente, a fala e a escrita, amplia as noções de mundo, de cultura e o senso crítico, e em posse do conhecimento, torna o indivíduo intelectualmente apto a argumentar e desenvolver suas próprias ideias.

HIPÓTESES DE SOLUÇÃO:

  • Incentivar a leitura nas escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
  • Buscar o equilíbrio entre o uso das tecnologias e a leitura: fazer da tecnologia nossa aliada.
  • Programas de incentivo à leitura do livro físico.

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *