TEMA 07: O exibicionismo nas redes sociais
   Luiz  André Medeiros  │     27 de setembro de 2015   │     20:06  │  0

Tema 7

 

PROBLEMÁTICAS:

  • As redes sociais funcionam hoje como uma espécie de “diário virtual”. Os usuários expõem sua vida e rotina sem se preocupar com o alcance de fato do post.
  • Ser popular talvez seja um dos principais objetivos do usuário da rede social. Quanto mais curtidas e compartilhamentos, mais popularidade, e o jovem topa exibir-se das mais diversas formas em troca de ter seguidores.
  • A perda de identidade em detrimento da identificação – a identidade própria, autônoma, não é tão importante quanto ser identificado com o modelo padrão imposto pela mídia e involuntariamente acatado pela sociedade.
  • Uma das principais consequências do exibicionismo nas redes sociais é o cyberbullying. O jovem, principalmente, esquece ou não dá valor às dimensões que um post pode alcançar na internet.

VISÃO UNIVERSALISTA:

        O conceito de “Modernidade Líquida” de Bauman – os recursos tecnológicos contribuem para a praticidade da vida e também podem alterar a forma das pessoas perceberem o mundo – se baseia nas chamadas relações liquefeitas na qual as relações pessoais se amoldam à realidade vivida – a sociedade não tem alternativa, senão a de consumir. O que leva a presumir que, numa sociedade de consumo, se não há consumo, não existe vida. O mais importante e necessário é consumir, ato mandatório para entrar na sociedade de consumo. A sociedade vive um momento de supervalorização do “eu”. Não basta realizar um sonho.  Este tipo de consumidor somente se sente realizado por inteiro quando compartilha sua riqueza com a sociedade. Caso isso não ocorra, parece que de nada valeu, ou que não está completo se não obtiver a aprovação dos membros da sociedade que o cerca.  Acompanhar a sociedade, seja por necessidade ou por desejo, o ser humano tem a sua vida ligada 24 horas por dia em coisas consumíveis. Não dá para negar a dependência humana ao consumo.

INTRODUÇÃO:

            No contexto histórico atual, as redes sociais são ferramentas incomparáveis quando se trata de facilitação de comunicação e divulgação de informações. No entanto, principalmente entre os jovens, essas redes têm se transformado numa espécie de “diário virtual”, veiculado através de fotos, vídeos e mensagens postadas para um número indeterminado de internautas. Em decorrência disso, surge um problema ainda maior: o exibicionismo para a popularidade.

HIPÓTESES DE SOLUÇÃO:

  • Implantar a educação digital nas escolas.
  • Criar campanhas reiteradas de advertência do mau uso das redes sociais.
  • Utilizar-se da própria rede social para divulgar ações sobre as consequências de seu mau uso.

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *