PROBLEMÁTICAS:
- A complexidade da insegurança alimentar e da desnutrição são problemas a serem resolvidos coordenadamente entre os governos, com colaboração do setor privado e da sociedade civil.
- Programas de erradicação da extrema pobreza, de agricultura familiar e redes de proteção e inclusão social são ações que retratam o experimento positivo dos países que lograram estar fora do mapa da fome.
VISÃO UNIVERSALISTA:
Falar da Revolução Verde na década de 70 e dos cuidados da ONU através da FAO. Destacar que a insegurança alimentar e a desnutrição são problemas complexos que devem ser resolvidos de maneira coordenada entre os governos em estreita colaboração com o setor privado e a sociedade civil, aumentando a produtividade agrícola, o acesso à terra, os serviços, e a tecnologia, além de medidas para promover desenvolvimento rural e a proteção social dos mais vulneráveis. Desonerar gêneros alimentícios e desvincular alimentos das commodities negociadas em bolsa de valores.
INTRODUÇÃO:
O Brasil, junto a outros países em desenvolvimento, logrou um grande feito: está fora do mapa da fome, aponta relatório atualizado sobre segurança alimentar da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, tornando-se referência mundial no combate à fome. Isso se deve, principalmente, aos programas de erradicação da extrema pobreza, à agricultura familiar e as redes de proteção e inclusão social. Apesar de o quadro geral ser de significativa melhoria, há regiões que ainda enfrentam a fome: na África Subsaariana, uma em cada quatro pessoas continua com fome crônica; na Ásia, encontram-se a maioria dos famintos: 526 milhões de pessoas.
HIPÓTESES DE SOLUÇÃO:
- Aumentar a produtividade agrícola, o acesso à terra, aos serviços, às tecnologias e aos mercados.
- Promoção de medidas para o desenvolvimento rural e a proteção social dos mais vulneráveis;.
- Desonerar gêneros alimentícios.
- Desvincular alimentos das commodities negociadas em bolsa de valores.