TEMA 19: Economia compartilhada – o que você acha dessa tendência?
   Luiz  André Medeiros  │     8 de outubro de 2015   │     8:15  │  2

Tema 19

PROBLEMÁTICAS:

  • A viabilização do acesso para o tamanho de sua necessidade e a transação entre pessoas desconhecidas sem intermediários;
  • Tecnologias de Informação e Comunicação: a economia compartilhada se baseia na reputação e recomendações que surgem na internet e se consolidam fora dela;
  • Surgimento de novos modelos de renda e emprego: prestação de serviços “on demand” diminui o consumo e aumenta a variedade e disponibilidade de produtos;
  • Sustentabilidade: a economia compartilhada pode transformar o que seria historicamente descartado em um sistema de transação de valores.

INTRODUÇÃO:

Uma nova tendência tem ganhado força no mercado consumerista: a economia compartilhada. Através dela, baseada na reputação e rede de recomendações que surgem na internet, qualquer pessoa no mundo pode fazer negócio com outra em qualquer lugar do mundo, sem a necessidade de intermediários. Isso caracteriza o surgimento de novos modelos de renda e transação de valores: a prestação de serviços “on demand”, que viabiliza o acesso do tamanho de sua necessidade e coloca em circulação produtos e serviços que historicamente seriam descartados. Dentre os muitos adeptos, há também quem critique: os intermediários, isto é, quem está perdendo dinheiro com essa tendência.

HIPÓTESES DE SOLUÇÃO:

  • Discutir os benefícios dessa nova tecnologia e como ela pode ser usada para o bem comum;
  • Identificar o papel do Estado e das agências reguladoras na economia compartilhada.

>Link  

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Ian

    Acho o conceito de economia compartilhada incrível, esses dias achei um site muito legal onde moradores locais compartilham almoços e jantares na sua própria casa http://www.dinneer.com . Seria muito bacana uma matéria sobre essa modalidade.

    Reply
    1. Luiz André Medeiros Post author

      Óla Ian, aqui é a Equipe Saber em Debate. Gostamos muito de sua dica e vamos discutir junto aos professores a criação de uma matéria sobre esse viés. Grande abraço!

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *