TEMA 27: A importância do voluntariado nas transformações sociais
   Luiz  André Medeiros  │     13 de outubro de 2015   │     20:20  │  0

Tema 27

PROBLEMÁTICAS:

  • A origem do trabalho voluntário no Brasil data da época da colonização portuguesa, com as Santas Casas de Misericórdia. Depois, no século XX, era praticado pelas damas de caridade que, para promover sua imagem, se ocupavam de ações filantrópicas de ajuda aos carentes.
  • A participação em campanhas, organizações e mutirões de eventos formam práticas sociais focadas na ideia de participação cidadã. Por isso, qualquer pessoa pode ser voluntária, independente de idade e grau de escolaridade, o que importa é a disposição e aptidão para a realização do trabalho.
  • Ações sociais voluntárias devem ser direcionadas a uma solução que não precisa ser necessariamente de resultados expressivos e de grande repercussão, mas podem ser simples e eficientes.
  • A contribuição de cada um se dá na medida de suas possibilidades e com aquilo que sabe e quer fazer. O voluntário deve estar disponível para a realização de forma responsável o trabalho e a apto para desenvolver a tarefa proposta.

VISÃO UNIVERSALISTA:

A origem do trabalho voluntário no Brasil remete-nos à colonização portuguesa, nos idos de 1512, com as Santas Casas de Misericórdia que atendiam os mais necessitados, passando pelo início do século XX, período em que o trabalho voluntário era praticado pelas damas da caridade, senhoras de famílias tradicionais que se ocupavam das ações filantrópicas para promover sua imagem por meio da ajuda aos carentes.

A Constituição Federal de 1988, ao trazer a retomada dos direitos e garantias individuais, permitiu que os movimentos sociais, antes reprimidos pelo regime militar, ressurgissem oportunizando ao trabalho voluntário conquistar espaço e expressão na sociedade brasileira.

INTRODUÇÃO:

As ações realizadas pelo trabalho voluntário, mais que obras de solidariedade, são atos de inclusão social e formação cidadã. Através do voluntariado, que não exige ações complexas ou de grande repercussão, mas atos simples e eficientes, qualquer pessoa que investida de disponibilidade e aptidão para desenvolver a tarefa proposta pode promover a inclusão social. Além da importância social, da experiência e satisfação pessoal, o trabalho voluntário ainda resulta em ganhos importantes ganhos profissionais.

HIPÓTESES DE SOLUÇÃO:

  • Incentivar o trabalho voluntário.
  • Na vida profissional, os ganhos do trabalho voluntário merecem destaque. Os voluntários melhoram o relacionamento interpessoal, a comunicação e a criatividade, além de proporcionar maior facilidade no trabalho em equipe.
  • Complementar a formação acadêmica e condicionar o indivíduo a pensar nas consequências dos diversos atos, contribuindo na formação cidadã.

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *