TEMA 33: Ciência e sociedade: a necessidade de compreensão e cooperação
   Luiz  André Medeiros  │     15 de outubro de 2015   │     20:29  │  0

Tema 33

PROBLEMÁTICAS:

  • A ciência e as tecnologias influenciam, hoje, direta e indiretamente, toda a vida na sociedade contemporânea. Contudo, devido a não compreensão do método científico, ainda há a colisão entre ciência e os paradigmas morais, culturais e religiosos, tornando necessário estabelecer uma ponte de comunicação entre a ciência e a sociedade.
  • Com a constante evolução da tecnologia, os aparelhos se tornam cada vez menores enquanto sua capacidade de armazenamento de informação e dados cresce desenfreadamente, de tal maneira que, muitas vezes, o indivíduo compromete sua capacidade física de guardar informações.
  • É fundamental estabelecer a cooperação entre a ciência e a sociedade através da compreensão do papel científico no contexto social. A ciência existe e trabalha para o benefício da sociedade, buscando soluções racionais para seus questionamentos. E a sociedade enquanto produtora e beneficiária dessa ciência deve garantir que nenhum direito subjetivo de alguém seja desrespeitado enquanto da produção do método científico.

VISÃO UNIVERSALISTA:

A sociedade contemporânea caracteriza-se pela globalização. As informações e a velocidade com a qual elas atingem a sociedade espantam qualquer um que tenha vivenciado as décadas de 1980 e 1990. Em razão da tecnologia e das facilidades que ela traz, os receptores dessas informações transformam-se cada vez mais exigentes, em todos os sentidos. Em virtude disto, o mundo se especializou. As profissões ganharam novos rumos, novas perspectivas. Os cursos que antes eram genéricos, como engenharia, direito, medicina, tornaram-se insuficientes e foram ganhando afluentes

INTRODUÇÃO:

A ciência existe e trabalha na busca de soluções racionais para explicar e solucionar os problemas da sociedade, beneficiando-a. Contudo, a ciência ainda encontra algumas dificuldades para coexistência pacífica em sociedade, como a falta de compreensão do método científico e o choque com paradigmas morais, culturais e religiosos. É preciso, então, proporcionar o diálogo entra ciência e sociedade, a fim de haja compreensão e cooperação entre eles.

HIPÓTESES DE SOLUÇÃO:

  • Construir uma relação de compreensão e cooperação entre a ciência e a sociedade para garantir que as necessidades desta sejam atendidas sem desrespeito a direito subjetivo de ninguém.
  • Requerer da comunidade científica a clareza e transparência quanto ao método científico utilizado.
  • Transmitir o conhecimento científico aos diferentes grupos, para que todos, democraticamente, possam criticar e usufruir desse conhecimento.

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *