TEMA 34: O gerenciamento e consumo consciente de recursos hídricos no Brasil
   Luiz  André Medeiros  │     16 de outubro de 2015   │     7:38  │  0

Tema 34

PROBLEMÁTICAS:

  • As chuvas são responsáveis por reabastecer os reservatórios de água. Se falta chuva, falta água. Um longo período de estiagem pode desencadear quedas drásticas nos níveis de água dos sistemas que abastecem a população, como aconteceu com o Sistema Cantareira, que abastece a região metropolitana de São Paulo, em 2014.
  • No Brasil, a falta de chuvas e a escassez de água comprometem o funcionamento de outros sistemas: a geração de energia elétrica, nuclear e térmica demanda água e, em sua ausência, causam transtornos que vão desde blackouts a necessidade de racionamentos, entre outros.
  • O consumo consciente é uma tendência e necessidade mundial, e pode ser realizado a partir de ações simples como fechar a torneira enquanto escova os dentes, diminuir o tempo do banho, não utilizar mangueiras para lavar calçadas ou automóveis.
  • Com a escassez da água, quando se utiliza muito em um local, é provável que falte em outro. Por isso, o consumo consciente deve ser uma ação coletiva feita com discernimento, para que não se deteriorem a qualidade ou até esgotem as reservas hoje disponíveis.

VISÃO UNIVERSALISTA:

Ao pensar sobre os diversos riscos nas sociedades contemporâneas, sociólogos como o alemão Ulrich Beck e o britânico Anthony Giddens evidenciaram um paradoxo importante: a maior parte dos riscos aos quais somos submetidos atualmente são resultado direto dos próprios avanços técnicos e científicos dos últimos dois séculos! A revolução industrial e a produção em massa, as novas tecnologias de saúde, a migração para as áreas urbanas e a exploração intensiva dos recursos naturais possibilitaram às sociedades ocidentais capitalistas produzir e distribuir riquezas como nunca antes na história da Humanidade. Vivemos mais tempo, comemos melhor e temos acesso a mais bens de consumo do que nossos antepassados.

INTRODUÇÃO:

A água é um recurso natural necessário para a manutenção da vida na terra, isto é, a ausência de água implica na extinção da vida no planeta. Por isso, o consumo desse recurso deve ser feito conscientemente para que se mantenha a qualidade e não se esgotem as reservas disponíveis. O consumo consciente é uma tendência e uma necessidade mundial e pode ser realizado a partir de ações simples, mas eficientes.

HIPÓTESES DE SOLUÇÃO:

  • Realizar campanhas pontuais de conscientização, tanto por via Estatal quando por parte da sociedade civil, sobre a importância e necessidade do consumo consciente dos recursos hídricos.
  • Trabalhar a questão do consumo consciente com crianças e adolescentes em idade escolar, capacitando-os para aplicar e fiscalizar ações desse consumo em suas casas.
  • Garantir, por via Estatal, a boa gestão dos recursos hídricos para assegurar a disponibilidade e qualidade da água para a geração atual e as gerações futuras.

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *