TEMA 35: A escola no século XXI: como tornar o ambiente escolar atraente para os adolescentes
   Luiz  André Medeiros  │     16 de outubro de 2015   │     16:42  │  0

Tema 35

PROBLEMÁTICAS:

  • O modelo tradicional de dar aula, onde o professor é quem preparava os materiais e trazia a inovação para a sala de aula já está ultrapassado. Hoje, com o avanço tecnológico inerente ao mundo globalizado, são os alunos quem trazem a novidade, e os professores, muitas vezes, se perdem em meio a tanta informação.
  • A escola é o espaço de concretização da educação formal. Nela, crianças e adolescentes passam no mínimo quatro horas por dia num período de pelo menos 200 dias ao ano. No mundo moderno, que passa por constantes mudanças, é essencial buscar formas de interação que possibilitem atrair o interesse do aluno ao ambiente escolar.
  • O grande programa a ser cumprido durante o ano escolar, principalmente no ensino médio, acaba por afastar a relação interpessoal entre aluno e professor, que fica limitado a passar todo o conteúdo em um período de tempo estabelecido.

VISÃO UNIVERSALISTA:

Eric Hobsbawm, historiador inglês, em sua obra A Era dos Extremos – O breve século XX, afirma, referindo–se ao século XXI, “não temos o mapa do futuro”. Este século enfrenta o seu maior desafio: o da reconstrução das comunidades humanas. Há muitos sinais de intolerância… A solidariedade e o novo espírito comunitário (para além das fronteiras geográficas) podem se constituir em princípios organizadores de vida, como alternativa ao risco de dissociação dos vínculos sociais. Nesta perspectiva, as agências primárias de socialização como a família e a escola são convocadas a reassumir o seu papel na formação das novas e futuras gerações. Em sociedades cada vez mais complexas e multiculturais, a emergência da escola como esfera pública acentua sua relevância insubstituível na promoção da coesão social, da mobilidade humana e da aprendizagem da vida em comunidade.

INTRODUÇÃO:

No mundo moderno, com a globalização e os constantes avanços da tecnologia, ocorreram diversas mudanças nas formas de interação social, e o ambiente escolar também foi atingido por estas. Hoje, em vez do professor, como outrora, são os alunos quem trazem as novidades à sala de aula, deixando, muitas vezes, os professores perdidos em meio a tanta informação. As crianças e adolescentes passam a grande parte de suas vidas no ambiente escolar, sendo necessário buscar formas de atrair o interesse do aluno a este ambiente.

HIPÓTESES DE SOLUÇÃO:

  • Desenvolver a criatividade do professor no ambiente escolar através da realização de atividades que promovam a interdisciplinaridade e a utilização das novas tecnologias as quais os alunos estão habituados a utilizar fora da escola
  • Tornar flexível a transmissão do conteúdo aos alunos, cumprindo o programa de assuntos a serem dados de maneira criativa. A exposição oral do conteúdo habitual, sempre que possível, pode e deve ser feita através de laboratórios, pesquisas, aulas de campo, teatro e outros mecanismos que promovam a interação interpessoal entre professores e alunos.

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *