TEMA 36: O papel social da arte: desenvolvimento e inclusão social
   Luiz  André Medeiros  │     17 de outubro de 2015   │     9:53  │  0

Tema 36

PROBLEMÁTICAS:

  • Através da arte, propagam-se novos modelos de papéis e estilos de vida. A arte está apta e nos torna aptos a conhecer diversas realidades através de pessoas inseridas em diferentes contextos sociais nos permitindo, assim, ampliar o senso e visão crítica e a integração em grupos sociais.
  • A arte, mais que forma de expressão, deve ser vista como instrumento de inclusão social, contemplando e complementando o desenvolvimento de aprendizagens nas outras áreas do conhecimento.
  • As diversas formas de educação e expressão artística podem tirar o jovem da situação de violência e criminalidade, o introduzindo a uma nova realidade a ser captada e expressada por meio das mais diversas linguagens. Assim, consagra-se a função social da arte.

VISÃO UNIVERSALISTA:

Uma primeira visão romântica e renascentista é a que associa a arte ao belo. Para a maioria das pessoas a arte está ligada ao belo e quando perguntamos o que se entende por essa área, os grandes mestres da Renascença (Leonardo da Vinci, Rafael, Michelangelo) são usados como referência. Segundo esta concepção, as obras de arte da Renascença são vistas como belezas a serem contempladas e reproduzidas pelos alunos. E ainda, a criação artística deve seguir rígidos padrões associados ao ideal de beleza, que em verdade é histórico e muda de sociedade para sociedade e ao longo do tempo.

INTRODUÇÃO:

Educação e arte estão intimamente ligadas. Através da arte, o indivíduo é introduzido a novas realidades que outrora não conhecera e, depois, está apto a expressá-la por meio de outras linguagens capazes de atingir e passar mensagens sociais aos mais diversos grupos, sendo, assim, importante instrumento de inclusão social.

HIPÓTESES DE SOLUÇÃO:

  • Investir, através de ações do Estado e da sociedade civil, em espaços para o desenvolvimento das artes, principalmente nos grandes centros urbanos.
  • Promover ações sociais de difusão, integração e acessibilidade à atividades artísticas desenvolvidas por grupos específicos, buscando alcançar as populações mais carentes.

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *