TEMA 43: Desenvolvimento e prevenção do meio ambiente em questão
   Luiz  André Medeiros  │     20 de outubro de 2015   │     10:20  │  0

Tema 43

PROBLEMÁTICAS:

  • O aquecimento global e as mudanças climáticas são temas atuais que preocupam sociedades e governos em todo o mundo. Com o crescimento da população e o estímulo ao consumismo, são consumidos desnorteadamente os recursos naturais.
  • Há algum tempo, evidenciou-se a necessidade de preservação do meio ambiente para a manutenção da espécie humana. Contudo, não era plano dos governos capitalistas diminuir a produção e crescimento econômico de seus países para efetivar a proteção ao ambiente. Com isso, surge a ideologia do desenvolvimento sustentável, baseado na ideia de desenvolver a economia necessária, capaz de preservar os recursos naturais para o desenvolvimento social da geração atual e das gerações futuras.
  • As consequências do consumismo desenfreado sem preocupação com a preservação do meio ambiente já podem ser visualizadas em todo o mundo: agravamento de enchentes, devido ao escoamento superficial; ocorrência pontual de tsunamis, devido ao derretimento das geleiras decorrente do superaquecimento do planeta; perda da biodiversidade e aumento do número de espécies em extinção; entre outros.

VISÃO UNIVERSALISTA:

A primeira reunião de relevância sobre o assunto foi a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo no ano de 1972, um marco na conscientização ecológica mundial; um alerta aos países para a necessidade de cooperação internacional. Nesta Conferência foram elencados princípios contendo direitos e obrigações, surgindo assim a Declaração para a Preservação do Meio Ambiente. Mas foi na ECO 92, realizada no Brasil, que se consolidou, nos princípios da Declaração do Rio e da Agenda 21, a promoção do desenvolvimento sustentável, conhecido hodiernamente, o objetivo central deste século.  Conforme o Relatório Brundtland o desenvolvimento sustentável “é o desenvolvimento que atende às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades”.

INTRODUÇÃO:

As constantes mudanças climáticas e o superaquecimento do planeta tem preocupado sociedade e governos em todo o mundo. Para atingir o nível de desenvolvimento econômico atual, foram consumidos desnorteadamente recursos naturais. Contudo, ficou evidente a necessidade de preservar o meio ambiente para garantir a sobrevivência da espécie humana e, considerando a negativa dos países capitalistas em diminuir o crescimento econômico, surge a ideia de desenvolvimento sustentável. É preciso garantir o desenvolvimento econômico capaz de preservar os recursos naturais para a geração atual e as próximas.

HIPÓTESES DE SOLUÇÃO:

  • Fiscalizar as áreas de preservação ambiental para coibir danos, estimulando a sociedade a colaborar e buscar as autoridades competentes sempre que constatar lesão ou perigo ao meio ambiente.
  • Aplicar efetivamente as punições previstas na legislação quando da ocorrência de crime ambiental.
  • Realizar ações de conscientização nas escolas e espaços de interação social acerca da importância do consumo consciente e da preservação do meio ambiente.
  • Promover ações dentro da sociedade civil para engajá-la no debate de seus interesses para proteção de sua geração e das gerações futuras.

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *