TEMA 45: Jogos eletrônicos e seu impacto na educação
   Luiz  André Medeiros  │     20 de outubro de 2015   │     19:14  │  0

Tema 45

PROBLEMÁTICAS:

  • Os jogos eletrônicos são uma realidade para crianças e adolescentes no mundo inteiro. Além do entretenimento, os games hoje tem se incorporado à educação. E os resultados dessa incorporação tem sido positivo, pois estimula a capacidade cognitiva e o raciocínio lógico do aluno, sendo alternativa que foge do modelo de ensino tradicional e atrai o estudante.
  • A utilização de jogos eletrônicos nas escolas também ajuda na interação e convívio social entre alunos, professores e funcionários, uma vez que é uma forma de iniciar discussões, trabalhar conteúdos didáticos de forma interativa e trocar experiências.
  • É preciso cuidado dos professores na utilização dos games na sala de aula. Primeiramente, é preciso aliar essas tecnologias e outras formas de ensino, de forma a atrair o interesse do aluno ao aprendizado. É necessário também trabalhar com games que estimulem o aluno à aprendizagem, mas que não tenham um tom unicamente didático, para não afastar os alunos.

VISÃO UNIVERSALISTA:

A globalização é um fenômeno que possibilitou ao homem o desenvolvimento em inúmeros aspectos, dentre estes, a evolução da tecnologia, que vem auxiliando-o, por exemplo, na formação educacional. Os avanços tecnológicos que permeiam a educação vêm transformar as formas de trabalho pedagógico, ampliando o surgimento de novas competências e metodologias de ensino. Neste contexto, é importante ressaltar que as tecnologias educacionais não substituem o professor, mas o auxiliam em suas aulas, como o caso de materiais on-line, vídeos, jogos, softwares, entre outros que promovem o compartilhamento de conhecimento e a autonomia dos alunos.

INTRODUÇÃO:

Desde seu surgimento, os jogos eletrônicos representaram formas de entretenimento para crianças e adolescentes em todo o mundo. Hoje, essas tecnologias estão sendo incorporadas à sala de aula, quebrando o método expositivo como única forma de transmissão de conteúdo. Dentre os benefícios do uso dos games, encontram-se o estímulo da capacidade cognitiva, da memória e do raciocínio lógico do aluno. Utilizados com cuidado, atraem a atenção do aluno ao ambiente escolar e estimula a interação e convívio social.

HIPÓTESES DE SOLUÇÃO:

  • Estimular a utilização dos jogos eletrônicos como método alternativo de aprendizagem capaz de atrair o interesse do aluno à sala de aula, rompendo com o método de ensino expositivo tradicional como única forma de transmissão de conteúdo.
  • Incentivar os alunos a identificar no game o contexto didático que ele pretende transmitir, trabalhando o professor enquanto mediador para garantir a compreensão do aluno acerca do conteúdo da grande curricular transmitida no jogo.

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *