Redação UNCISAL – Dicas que farão a diferença na sua produção textual
   Luiz  André Medeiros  │     18 de dezembro de 2015   │     18:13  │  0

Novas Turmas 2016 (2)

Saber em Debate e a Redação UNCISAL

          O vestibular da Uncisal – Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- está sendo realizado neste fim de semana. A prova de redação é uma das mais temidas, uma vez que só esta prova tem nota de 0 a 20 pontos, além de possuir o caráter classificatório ou eliminatório. O Saber em Debate reforça mais uma vez todos os três critérios de avaliação, bem como avança com dicas de grande relevância para o futuro fera.

          Produzir textos de qualidade requer alguns cuidados e aprendizagens, daí a necessidade de aprimorar o critério 2 de avaliação: CONTEÚDO – trabalhar o tema aplicando conceito de outras áreas do conhecimento com o fito de ressaltar, fundamentar as teses apresentadas. É importante saber o que se quer dizer, para quem se escreve e qual é o gênero em evidência.

          Diante disso, a Comissão da Uncisal traz outro critério de avaliação: ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO GRÁFICA. Nesse segmento, o aluno deve estar devidamente atento às partes que compõem a estrutura da dissertação-argumentativa: Introdução, desenvolvimento e conclusão. Nada pode fugir desse padrão de escrita! Muito cuidado com a proporcionalidade dos períodos dentro dos parágrafos: JAMAIS PRODUZA PERÍODOS OU PARÁGRAFOS GRANDES OU PEQUENOS DEMAIS!! Fique atento à estrutura!!!!!!!!!

          Outro aspecto que o Saber em Debate destaca é a necessidade de revisar tudo o que você escreve. A revisão tem importante papel. Consiste não apenas na correção de erros ortográficos e gramaticais, mas também em avaliar se o texto cumpre sua finalidade em coadunação ao tema abordado.

          Por falar em aspectos gramaticais, lembramos o último critério de avaliação: EXPRESSÃO (correção da linguagem) – respeito à norma culta, é preciso muita prudência e cautela para observar se a condução gramatical do texto foi feita de forma adequada. Nesse campo, observe se as vírgulas foram bem colocadas – NÃO USE VÍRGULA ENTRE SUJEITO E PREDICADO; NÃO SEPARE AS SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS COM VÍRGULA; esteja atento ao processo de concordância, bem como à regência, ao uso do acento grave, à separação silábica no final da linha e à ortografia.

          Agora que você já tem as dicas do Saber em Debate, desejamos a todos uma excelente prova e a certeza da aprovação!!!!

          Ressaltamos ainda a precisão de escrever com clareza, ou seja, mediante o uso de expressões exatas. Para tanto, privilegie os períodos curtos, livres de adjetivação e duplo sentido, são os mais apropriados. Faça rascunhos desenvolvendo os parágrafos para cada item e releia-os. Capriche na coesão, esta qualidade se expressa por meio da ligação lógica entre as palavras, orações, períodos e parágrafos. Use a abuse dos elementos apropriados para a condução de uma leitura satisfatória: as famosas conjunções!!!  O uso correto de conectivos confere coesão ao texto e evita repetições excessivas.

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *