Texto do Aluno Redação em Debate (3)
   Luiz  André Medeiros  │     8 de março de 2016   │     14:50  │  0

          O Projeto Saber em Debate retorna mais uma vez com uma nova produção textual de um de seus alunos. O tema, como sempre, bastante relevante para o ENEM busca trazer do aluno todas as habilidades possíveis para que seja produzido um bom desenvolvimento e boa intervenção. acompanhe na íntegra a redação de nossa aluna:

Tema 1 André

Redação da aluna Ana Luísa Cavalcante:

          Em coadunação com a Constituição de 1988, todo cidadão brasileiro possui o direito da liberdade de expressão. Contudo, a mídia não tem o poder de falar o que quer, facilitando a manipulação das informações tornando uma sociedade menos crítica. Ademais, a rede televisiva não poderia ser comandada por indivíduos participantes da política, mas isso não é concreto.

          Os meios de divulgação de informações seriam para expor o conhecimento, todavia eles impõem uma ideia preexistente, minimizando a pluralidade e realizando uma manipulação social. Os donos desses meios são, geralmente, pessoas envolvidas na política, que não falariam mal do seu partido para alienar o corpo social.

          No final do século XX, houve a Ditadura Militar no Brasil, época em que a liberdade foi restrita e o Estado tinha toda a autonomia, fazendo com que o indivíduo que desrespeitasse o poder fosse preso ou até morto. Contudo, no século XXI, o Brasil possuía liberdade escrita na Constituição. A liberdade de expressão se materializa na circulação de ideias, assim, elaborando e difundindo novos conhecimentos e pensamentos para tornar a sociedade mais crítica.

          Portanto, para uma pluralidade de pensamentos e uma melhoria no Estado, as escolas devem investir em aulas de atualidades para expor a condição do Brasil e instigar o raciocínio e a opinião do aluno. Além disso, o Estado precisa regulamentar a lei que afirma que a indivíduos relacionados com a política não podem ser donos de redes televisivas, para não alienar a sociedade.

Observação: Os erros da aluna foram destacados em vermelho e posteriormente corrigidos.

Nota Final: 880

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *