Texto do Aluno Redação em Debate (10)
   Luiz  André Medeiros  │     10 de abril de 2016   │     21:44  │  0

O Projeto Saber em Debate traz mais uma produção de um das nossas alunas. O tema já fora exposto aqui em nossos blog, como fazemos em todas as nossas redações. Confira agora a redação de nossa aluna:

Como podemos criar novos espaços de consulta à sociedade que ajudem na construção André

Aulão especial particulares 3

Redação da aluna Beatriz Lins Pereira:

          Na perspectiva do sociólogo Robert Putnam, o “Capital Social” é a participação política do cidadão, por meio de normas e valores. A participação política brasileira se restringe ao período eleitoral, porém deve se abranger ao cotidiano da sociedade. Dessa maneira, a participação popular precisa acontecer de forma menos burocrática e a tecnologia pode servir como ferramenta para essa prática.

          O conceito grego de política revela a participação direta e obrigatória dos cidadãos para atingir o bem comum. No Brasil, no entanto, a opinião pública só é requisitada no plebiscito, referendo e na iniciativa popular, nos quais se dão de forma burocrática e esporádica. A aquisição de 1% de assinaturas de toda a população e a lentidão para a análise e autorização do Congresso Nacional, inviabilizam tais práticas da cidadania.

          A Revolução Tecnológica, ocorrida em meados da década de 70 e que cresce exponencialmente hoje, precisa ser usada como artifício da prática cidadã. Assim, a internet tem o papel de diminuir a distância entre as relações dos governantes e a sociedade. Além de servir como consulta de informações, o sistema virtual é um novo espaço que pode proporcionar a participação política de forma simples e prática.

          Logo, o Estado deve reconhecer assinaturas eletrônicas, para que os projetos de inciativas populares sejam concretizados com menos burocracia e deve fazer mais o uso frequente de plebiscitos e referendo. É também responsabilidade do Estado, então, criar plataformas de participação social que garantam o acompanhamento da gestão pública pelos cidadãos.

10a736ed-afb8-4888-b15c-5862150d3df1

Nota da aluna: 920

1

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *