Texto do Aluno Redação em Debate (13)
   Luiz  André Medeiros  │     29 de abril de 2016   │     9:20  │  0

O Projeto Saber em Debate inicia essa sexta-feira com mais uma postagem da evolução de um dos nossos alunos. Sempre visando um melhor desenvolvimento para os vestibulares, promovemos uma metologia que organiza as competências do ENEM, otimizando o tempo de aula e melhorando, consequentemente, a performance do aluno nas práticas de escrita e, é claro, no nosso objetivo maior que é a prova do Exame Nacional e os vestibulares tradicionais. Confira agora, na íntegra, o texto do nosso aluno:

Ser consumidor é também um exercício de cidadania

Redação do aluno Jefferson Rocha de Farias:

O desenvolvimento apresentado pelas conquistas do mundo moderno, hoje, acarretam inúmeras mudanças no modo de viver humano. Apesar desse novo estilo, em parte, significar uma melhoria na qualidade de vida, o consumismo, por exemplo, ocasiona vários valores nocivos que infligem diretamente no comportamento. Nesse sentido, o novo modo de vida passa a ter um caráter positivo, com pessoas preocupadas em passar uma boa imagem e valores desnecessários enxertado pelas grandes empresas.

O uso imoderado do consumo deu-se início nas décadas posteriores à Guerra Fria, quando os EUA transformaram-se em uma grande potência. O “Modo de viver Americano” tornou-se um símbolo de vida perfeita no mundo, incorporando esse estilo até hoje. Entretanto, esse “modo Americano” reduziu o papel do cidadão para apenas um consumidor, apenas focado em si, sem se incomodar com suas condições ou suas reais necessidades.

Além disso, a preocupação com o ato de consumir veio ganhar força recentemente, através de movimentos ativistas e com o estudo de pensadores. Logo, a Escola de Frankfut agrega claramente a ideia de que é a mídia que introduz a necessidade no indivíduo, tornando=o um consumidor irresponsável e egoísta. Desse modo, o meio ambiente também sofre com esse desenfreio à medida em que os recursos naturais são limitados.

Por conseguinte, o ensino sobre economia nas escolas através de aulas didáticas ou palestras é importante a fim de que a criança crie um caráter crítico; deve-se, também, buscar informações sobre os impactos à natureza a que tais produtos geram, além de sempre cobrar um comportamento mais ético das grandes empresas. Hoje, isso é possível graças aos órgãos como a Oxfan, porém instituições como esta devem ser mais divulgadas, uma vez que são elas que proporcionam o bem-estar entre o homem e o meio-ambiente.

7e0bba7c-e2b6-4d5d-9232-fa2dafab82a5

NOTA DO ALUNO:

1

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *