Texto do Aluno Redação em Debate (28)
   Luiz  André Medeiros  │     21 de julho de 2016   │     17:06  │  0

          Mais uma nova postagem no Blog Saber em Debate, dessa vez trazendo uma nova produção relacionada a o último tema postado aqui mesmo no blog e discutido com nossos alunos em sala de aula. Confira agora a redação da aluna Maria Eduarda Lavenère:

A segurança pública ė um dos grandes desafios do Brasil hoje andre

Texto da aluna Maria Eduarda Lavenère:

          Em coadunação ao artigo 144 da Constituição Federal, a segurança pública é dever do Estado. No entanto, percebe-se que há um descaso em relação a isso, confirmado pelos altos índices de violência do país. Portanto, essa falha governamental provoca uma segurança pública ineficiente e precária.

          Um dos motivos é que os serviços policiais são de qualidade insatisfatória. Isso porque não já formação adequada, com órgãos que avaliem ou controlem o nível do curso, bem como parâmetros nacionais relativos a tempo de estudo, mínimo de disciplinas e ciclo básico comum. Pode-se citar, por exemplo, o fato de que o curso de formação de policiais civis, no Paraná, tem duração somente de 5 meses, sendo apenas 40% dedicado à pratica. Assim, o resultado disso são policiais sem a credibilidade da população e despreparados, os quais são ineficazes na resolução de crimes e, muitas vezes, empregam força desproporcional, reforçando o cenário violento.

          Somado a isso, o sistema carcerário brasileiro é falido. Ocorre que, além da superlotação, os presídios não possuem um programa de ressocialização e atendimento aos presos, o que culmina em altos índices de reincidência. Por exemplo, 47,7% dos ex-condenados, no Brasil, voltam a cometer crimes após soltos, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Logo, o que era para ser um ambiente saudável de reabilitação e aprendizado, a prisão torna-se um local de tensão, com rebeliões frequentes e violência, tronando-o repugnado pela sociedade.

          Por conseguinte, faz-se necessário que as ONGs, em aliança com o governo, desenvolvam um projeto nas penitenciárias que promova a recuperação dos presos, por meio de atividades sociais, consultas psicológicas e educação básica, com o objetivo de melhorar o ambiente carcerário e, com isso, reduzir os índices de reincidência. O Estado, por sua vez, deve realizar concursos para as carreiras de policial, bem como criar um órgão específico que se responsabilize por todas as questões de formação, como tempo mínimo de curso e disciplinas obrigatórias, mediante avaliações regulares, com o intuito de tornar a polícia uma entidade séria, responsável e preparada para todos os tipos de crime.

1111

Nota da aluna:

22222

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *