Tema da Semana – A humanização dos espaços urbanos: benefício para o convívio social
   Luiz  André Medeiros  │     19 de julho de 2017   │     19:28  │  0

O Projeto Redação em Debate disponibiliza aqui em nosso blog, uma série de temáticas de suma relevância para os acompanhantes que desejam manterem-se atualizados para os mais diversos vestibulares pelo Brasil. Confira abaixo uma temática arduamente discutida em nosso curso presencial, fato que redeu diversas redações produzidas em sala e em nossos plantões de produção por nossos alunos:


Tese Principal – A necessidade de intervenção em centros urbanos se dá não apenas para que se conserve toda a estruturação existente, mas, sobretudo pela necessidade de restaurar a identidade dos espaços e das pessoas com que se relaciona. Assim suscitam um paradoxo quanto a essas requalificações urbanas. Como essas intervenções vem sido feitas? Essas mudanças tem apenas um caráter contemplativo ou são motivados por interesses econômicos?

 

Visões Universalistas

Argumento Histórico

 

A urbanização como um processo e a cidade como organismo concreto, são processos que marcam verdadeiramente a sociedade contemporânea. Pois se passou mais a compreender o espaço como uma construção histórica e que as cidades são resultado de todo um processo que vai acumulando transformações que acontecem ao longo do tempo, amarrada por todas as relações estabelecidas em cada momento histórico diferente, decorrente das necessidades específicas.
Entendimento do Saber em Debate – A exemplo da revolução industrial que suscitou diversas transformações nas cidades, efetivas mudanças que reverberaram diretamente sobre as cidades, recebendo e fazendo mudanças. A indústria causa impacto sobre o urbano, por isso a expansão das cidades provocada pela industrialização causou a explosão demográfica, enquanto a população mundial quadruplica após 1850, a população urbana se multiplica por dez… (TEXTO COMPLETO EM NOSSO MATERIAL DO CURSO PRESENCIAL SEMIEXTENSIVO)

Argumento Sociológico

A palavra revitalização sempre trás a mente a ideia de conjuntos de medidas e ações que surgem com o objetivo de aplicar a determinada área um novo valor, e dando vida econômica e social. O crescimento das cidades está acelerado, algumas cidades já alcançaram toda sua área e já não é mais possível encontrar espaços livres para construção. Há cidades também que cresceram sem atentar para o planejamento urbano e por isso começam a apresentar problemas no uso de algumas áreas, desvalorização de outros, mau uso e até abandono e marginalização de áreas.
Entendimento do Saber em Debate – Mostre no texto que muitos elementos contribuíram para a passagem do estado sólido da modernidade para uma qualidade fluida. O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, identifica alguns fatores dessa passagem tendo por base a análise da condição urbana. As cidades são por excelência os locais onde aterram todos os dilemas e contradições geradas a nível mundial… (TEXTO COMPLETO EM NOSSO MATERIAL DO CURSO PRESENCIAL SEMIEXTENSIVO)

Argumento Arquitetônico

A configuração da paisagem urbana no princípio do século XX, buscava mais a funcionalidade e por conta disso acabavam causando uma poluição visual, causada pela modernidade, telefones, eletricidade, mobiliário urbano e etc. e também cada vez mais a presença de automóveis.
Entendimento do Saber em Debate – Mas foi com a consolidação de uma sociedade capitalista, voltada para a indústria e consumo que aumentou os problemas enfrentados pelas cidades – daí é que nasce o urbanismo moderno, visando procedimentos e ideias que objetivavam procedimentos que melhorassem as condições de vida… (TEXTO COMPLETO EM NOSSO MATERIAL DO CURSO PRESENCIAL SEMIEXTENSIVO)

Saber em Debate com o autor – Raquel Rolnik

Os desafios que o Brasil enfrenta para construir um novo modelo de urbanização no Brasil, elenca a professora da Universidade de São Paulo, Raquel Rolnik: “Para começar, é preciso superar a ambiguidade da inserção territorial da população de baixa renda”.
Para ela, existe há cem anos um lugar ambíguo chamado favela, que fica na periferia, tem as piores localizações, a pior infraestrutura urbana… (TEXTO COMPLETO EM NOSSO MATERIAL DO CURSO PRESENCIAL SEMIEXTENSIVO)

Teses para o Desenvolvimento

1ª Tese – Modificar o espaço urbano

Dentro do contexto observa-se que não é possível admitir apenas um conceito ou teoria de requalificação urbana, frente a tantas necessidades e possibilidades. Os espaços, públicos ou privados, desempenham funções urbanas. Assim o que é necessário é uma pesquisa maior, quanto a projetos de revitalização urbana, para que permita o desenvolvimento de novas perspectivas conceituais, formais e também formas de atuação, sempre questionando os modelos já existentes, pensando em gerar melhores condições
Construindo o Texto – Destaque que o processo de requalificação da paisagem, traz benefícios aonde quer que seja implantada… (TEXTO COMPLETO EM NOSSO MATERIAL DO CURSO PRESENCIAL SEMIEXTENSIVO)

2ª Tese – romper a prática do controle da política urbana pelos operadores privados.

É preciso criar um modelo de financiamento do desenvolvimento urbano, hoje conectado ao mesmo sistema direcionado pelo calendário eleitoral que demanda obras de curto prazo sem olhar o futuro. Padece desse mesmo mal o desafio federativo, já que o modelo tripartite – federal, estadual e municipal – não dá conta da gestão metropolitana, pois uma megacidade como São Paulo não tem estrutura de gestão para enfrentar os problemas da megalópole, enquanto Tóquio e Frankfurt, por exemplo, são estruturadas como Estados e não como um aglomerado de municípios.
Construindo o Texto – Citar a necessidade de construção do espaço público como elemento estruturador, porque as cidades não devem ser destinadas à iniciativa privada… (TEXTO COMPLETO EM NOSSO MATERIAL DO CURSO PRESENCIAL SEMIEXTENSIVO)

Conclusão
Assim, a requalificação de centros urbanos deve se caracterizar não somente por critérios funcionais, mas também políticos, sociais e ambientais. Esses critérios conferem às intervenções uma nova vitalidade não só econômica, mas também social… (TEXTO COMPLETO EM NOSSO MATERIAL DO CURSO PRESENCIAL SEMIEXTENSIVO)

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *