Redação do Aluno Saber em Debate e o Espelho de Correção
   Luiz  André Medeiros  │     23 de agosto de 2017   │     18:22  │  0

Trazemos ao nosso blog, nessa noite de quarta-feira, mais uma incrível redação de um dos nossos alunos de nosso curso presencial. Selecionar apenas um texto está se tornando uma tarefa cada vez mais árdua, pois com o passar das semanas, o desenvolvimento dos alunos é cada vez maior e é comum encontrar notas excelentes em todas as nossas turmas. Confira agora o texto do aluno Paulo Lamenha:

ALUNO: Paulo Lamenha

 

          Sob a lógica do sociólogo Émile Durkheim, a sociedade é a principal influenciadora no comportamento do homem. Sendo assim, o esporte pode ser considerado como fator importante na construção dos valores humanos, pois é tomado como instrumento de mudança social. Desse modo, compreende-se que a inserção da prática esportiva nos ambientes coletivos é capaz de construir princípios morais e éticos, bem como contribuir, ainda, com a formação do indivíduo.

          Em muitas cidades, no Brasil, têm-se relatos – divulgados pela mídia televisiva- de comunidades que conseguem vencer aspectos de violência e de marginalidade com projetos de socialização do esporte. A partir disso, é possível inferir, então, o quão transformador é o papel dessas atividades para o cidadão no meio em que vive. Portanto, constata-se a prática desportiva como um fator que colabora para o desenvolvimento da personalidade humana, uma vez que a interação social por meio dela gera um fortalecimento dos preceitos morais no homem.

          Nesse sentido, percebe-se, também, que o esporte é uma ferramenta de extrema necessidade na comunidade escolar, já que, além de benefícios para a saúde, exerce grande influência na formação da idoneidade do cidadão e na sua evolução educacional. Assim, aspectos como a individualidade são trabalhados dentro de um parâmetro pluralista, visto que é mediante o contato com o outro que se promove respeito às diferenças.

          Diante disso, faz-se necessário que os Órgãos de Educação da União possam garantir às escolas uma valorização do esporte como promotor de valores, com a incorporação de mais horas no currículo estudantil destinadas à prática esportiva. Exige, ainda, que a Gestão escolar tenha uma atenção especial ao projeto político pedagógico da escola, com a intenção de acrescer ao seu programa atividades que proporcionem ao aluno seu enriquecimento, por meio do esporte, como gincanas, que o desperte para o convívio social.

 

ESPELHO DE REDAÇÃO DO ALUNO:

COMPETÊNCIA 1:                                                      NOTA: 200

 O aluno demonstra excelente domínio e habilidade quanto aos critérios gramaticais. Apresenta um texto sem inadequações dentro desse critério avaliativo. As orações estão pontuadas de forma adequada, o que facilita, inclusive, o processo coesivo do texto.

COMPETÊNCIA 2:                                                        NOTA: 200

Apresenta uma proposta muito bem contextualizada, com um forte traço de progressão argumentativa ao trazer o exemplo do que o esporte é capaz de fazer nas comunidades periféricas. Além disso, demonstra respeito à estrutura dissertativa, desenvolvendo a temática solicitada com proposição, argumentação e conclusão das ideias. Outro ponto positivo que levou à nota máxima nessa competência foi o repertório sociocultural bastante produtivo.

COMPETÊNCIA 3:                                                      NOTA: 200

As informações estão bem hierarquizadas, organizadas, interpretadas e em diálogo com o projeto de texto do candidato. A nota 200 é atribuída ao processo de contextualização que dá por conta de informações atualizadas e de visões universalistas de cunho social. Além de defender a ideia de que o esporte é um grande agente de mudança na vida de jovens em situação desprivilegiada ou, até mesmo, situação de risco. Aborda, também, a necessidade de incentivo às práticas esportivas por meio da escola.

COMPETÊNCIA 4:                                                        NOTA: 200

Trata-se de texto com excelente articulação das ideias apresentadas, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos. Apresenta um repertório diversificado de recursos coesivos, utilizado com ótimo domínio. Faz uso de elementos de ligação entre os parágrafos, como os conectores das linhas 2, 16 e 23.

COMPETÊNCIA 5:                                                      NOTA: 200

A atribuição da nota 5 deve-se ao fato de que o candidato apresenta proposta muito bem elaborada e detalhada em relação à argumentação desenvolvida. Além disso, apresenta agentes mobilizadores diversificados e um excelente detalhamento.

NOTA DO ALUNO: 1000 PONTOS

Confira aqui a página destinada ao texto do aluno em nosso Jornal, o Redação News:

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *