Série de Visões Universalistas – Por Luiz André Medeiros
   Luiz  André Medeiros  │     16 de outubro de 2017   │     21:13  │  0

Nossa semana se inicia com a retomada das postagens em nosso blog. Visando o aprofundamento nas competências II e III da Redação do ENEM, as quais exigem que o aluno possua conhecimentos a serem evidenciados no texto, nosso Projeto fornecerá diversas Visões Universalistas, marca registrada do Projeto no estado, para que você possa conhecer um pouco do que é fornecido em termos de conteúdo em nossas aulas presenciais!

Visões Universalistas

1ª Temática

  • Contratualismo, Legitimidade e Jusnaturalismo

Possíveis Temas:

  • Estado Anômico
  • Desigualdades do Estado
  • Participação política
  • Segurança e violência

Ideia Geral – Filósofos Contratualistas – Os contratualistas foram pensadores que discutiram o que o Estado podia ou não fazer – baseavam suas teses na ideia de que o Estado foi criado para assegurar os direitos dos homens e proporcionar coesão social – essa ideia se chama jusnaturalismo. A ideia é você possa incluir no seu texto o fato do Estado ter sido criado com o propósito de assegurar os direitos naturais dos homens. Como os temas versam sobre problemáticas do Estado, essa noção contratualista e jusnaturalista é fundamental.

  • Thomas Hobbes – O Estado e/ou sociedade se dá através de um contrato que estabelece as regras de convívio social e de subordinação política – Coloque no texto que, sem isso, os homens viveriam naturalmente sem poder e sem organização, já que não possuem o instinto natural da sociabilidade.
  • John Locke – O Estado surge para proteger os direitos dos cidadãos, ou seja, direito à liberdade, vida e bens – Coloque no texto que os homens se unem formando um corpo político único com leis e a força concentrada na comunidade.
  • Jean Jacques Rousseau – A sua filosofia é exercida na crítica moral e política, ele idealiza uma reforma social na qual o homem/cidadão participa intensamente em todas as fases do Estado. Segundo Rousseau, os homens, para se conservarem e se protegerem, unem-se e formam um conjunto de forças com o único objetivo de conservar a liberdade e a igualdade – coloque no texto que o Estado existe para o bem comum, e a “vontade geral “ deve dirigi–los.

Visão UniversalistaSob a ótica filosófica contratualista, o Estado foi criado por um pacto social para assegurar os direitos dos homens e proporcionar relações harmônicas.

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *