Série de Visões Universalistas 2 – Por Luiz André Medeiros
   Luiz  André Medeiros  │     20 de outubro de 2017   │     7:38  │  0

Temática:

  • Ética

Possíveis Temas:

  • Refugiados e imigrantes
  • Consumo e valores morais
  • Produção capitalista
  • Genética e seus avanços

Ideia Geral – O pensamento do filósofo Sócrates, o pai da Ética, apresenta a reflexão de que a mais profunda garantia da sua ética é justamente este potencial auto-reconstrutivo da verdade quando vista sem os véus das aparências e vaidades, um conhecimento capaz de, por si só, tornar o homem mais sábio e melhor. Na concepção filosófica aristotélica… (conteúdo completo em nosso curso presencial de revisão).

Visão Universalista – Na concepção grega, os valores são empregados aos olhos do social como ações vestidas de bom caráter… (conteúdo completo em nosso curso presencial de revisão).

Ideia Geral – O antropólogo Roberto Damatta aponta o espanto com que os brasileiros reagem àqueles cidadãos (de outros países) que respeitam e dão valor às leis. Quase que como uma marca, o “jeitinho brasileiro” faz parte da identidade nacional – o senso comum diz… (conteúdo completo em nosso curso presencial de revisão).

Visão Universalista – Na concepção do antropólogo Roberto Damatta, não há, no Brasil, algo inato que lhe dê o desejo de burlar as leis. Existe, na verdade, uma construção histórica e conjuntural, aliados ao sentimento de impunidade que reflete nos pequenos atos do cidadão – o brasileiro tem o desafio de afastar de si o estigma. Questões culturais, éticas, morais e outras relacionadas às carências sociais, à desestruturação do núcleo familiar, à ganância e ao individualismo formam as bases… (conteúdo completo em nosso curso presencial de revisão).

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *