Nossas visões universalistas também irão acompanhar nossas postagens até o ENEM. Confira, nessa quinta-feira, algumas visões e teses Contratualistas e alguns de seus representantes:
-
Contratualismo, Legitimidade e Jusnaturalismo
PossÃveisTemas:
- Estado Anômico
- Desigualdades do Estado
- Participação polÃtica
- Segurança e violência
Ideia Geral – Filósofos Contratualistas – Os contratualistas foram pensadores que discutiram o que o Estado podia ou não fazer – baseavam suas teses na ideia de que o Estado foi criado para assegurar os direitos dos homens e proporcionar coesão social – essa ideia se chama jusnaturalismo. A ideia é você possa incluir no seu texto o fato do Estado ter sido criado com o propósito de assegurar os direitos naturais dos homens. Como os temas versam sobre problemáticas do Estado, essa noção contratualista e jusnaturalista é fundamental.
- Thomas Hobbes – O Estado e/ou sociedade se dá através de um contrato que estabelece as regras de convÃvio social e de subordinação polÃtica – Coloque no texto que, sem isso, os homens viveriam naturalmente sem poder e sem organização, já que não possuem o instinto natural da sociabilidade.
- John Locke – O Estado surge para proteger os direitos dos cidadãos, ou seja, direito à liberdade, vida e bens – Coloque no texto que os homens se unem formando um corpo polÃtico único com leis e a força concentrada na comunidade.
- Jean Jacques Rousseau – A sua filosofia é exercida na crÃtica moral e polÃtica, ele idealiza uma reforma social na qual o homem/cidadão participa intensamente em todas as fases do Estado. Segundo Rousseau, os homens, para se conservarem e se protegerem, unem-se e formam um conjunto de forças com o único objetivo de conservar a liberdade e a igualdade – coloque no texto que o Estado existe para o bem comum, e a “vontade geral “ deve dirigÖlos.
Visão Universalista – Sob a ótica filosófica contratualista, o Estado foi criado por um pacto social para assegurar os direitos dos homens e proporcionar relações harmônicas.