Série de Visões Universalistas 5 – Por Luiz André Medeiros
   Luiz  André Medeiros  │     30 de outubro de 2017   │     20:17  │  0

Mais uma nova série de temáticas disponibilizadas aqui, no blog de redação mais completo para o ENEM!

  • Trabalho

Temas:

  • Precarização do trabalho
  • Exploração do capitalismo
  • Alienação

 

Ideia Geral – Há diferenças entre os clássicos na abordagem do trabalho:

Visão Universalista Na perspectiva de sociólogo francês Émile Durkheim,  o trabalho é uma atividade que proporciona integração social em razão da dependência das sociedades capitalistas.

Visão Universalista Na perspectiva do sociólogo alemão Max Weber, o trabalho é uma prática social que fundamenta a lógica da sociabilidade devido ao encontro do “espírito” capitalista com  fundo religioso.

Visão Universalista Na perspectiva do filósofo alemão Karl Marx, o trabalho assalariado é uma atividade típica do capitalismo e sua exploração permite que essa sociedade se reproduza socialmente.

Visão Universalista – Em coadunação ao filósofo italiano Antonio Gramsci, a desigualdade é algo intrínseco ao capitalismo – para Gramsci, o Fordismo e o Toyotismo são reestruturações produtivas ou “Revoluções Passivas” – As reestruturações capitalistas, sob a óptica do filósofo italiano Antonio Gramsci, objetivam restaurar os lucros capitalistas e introduzem novas formas de controle do trabalho e de aceleração da produção.

Visão Universalista – No pensamento da filósofa francesa Simone de Beauvoir, mais escandaloso do que o tratamento destinado à velhice é o empregado à maioria dos indivíduos independentemente de sua idade. A autora aponta que… (CONTEÚDO COMPLETO DISPONÍVEL EM NOSSO CURSO PRESENCIAL)

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *