Série de Visões Universalistas 6 – Por Luiz André Medeiros
   Luiz  André Medeiros  │     31 de outubro de 2017   │     19:14  │  0

Nossa sexta postagem da incrível série de Visões Universalistas do Projeto que mais cresce no estado de Alagoas. Confira hoje mais uma série de grandes autores que correlacionam a Mídia em suas produções literárias:

Mídia

Possíveis Temas:

  • Alienação
  • Televisão
  • Redes Sociais
  • Comportamentos Homogeneizados

 

Ideia GeralEscola de Frankfurt é o nome dado ao grupo de pensadores alemães do Instituto de Pesquisas Sociais Aplicadas de Frankfurt, fundado na década de 1920; concentrou seu interesse na análise da sociedade de massa, termo que busca caracterizar a sociedade atual, na qual o avanço tecnológico é colocado a serviço da reprodução da lógica capitalista, enfatizando o consumo e a diversão como formas de garantir o apaziguamento e a diluição dos problemas sociais. Indústria Cultural é um termo difundido por eles para designar a indústria da diversão vulgar, veiculada pelos meios de comunicação que levaria à homogeneização dos comportamentos, à massificação das pessoas.

 

Seus principais filósofos foram:

  • Filósofos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer – Para eles, a “razão iluminista”, que visava à emancipação dos indivíduos e ao progresso social, terminou por levar a uma dominação das pessoas em virtude justamente do desenvolvimento tecnológico-industrial.

 

Visão Universalista – Na visão filosófica da Escola de Frankfurt, a “Indústria Cultural” deturpa as consciências individuais e proporciona a assimilação dos indivíduos ao sistema social dominante. Em resumo, denunciam a morte da “razão crítica”, asfixiadas pelas relações de produção capitalistas.

 

  • Herbert Marcuse – Apontou que a possibilidade de uma civilização menos repressiva pode surgir do próprio desenvolvimento tecnológico…(CONTEÚDO COMPLETO DISPONÍVEL EM NOSSO CURSO PRESENCIAL)

 

Visão UniversalistaNa ótica filosófica de Herbert Marcuse, a alienação proporcionada pela mídia capitalista perpetua o desenvolvimento tecnológico a serviço…(CONTEÚDO COMPLETO DISPONÍVEL EM NOSSO CURSO PRESENCIAL)

>Link  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *