Técnicas e Ferramentas de Produção – Saber em Debate
   Luiz  André Medeiros  │     4 de março de 2018   │     18:09  │  4

Retomando nossas postagens no blog de redação mais completo do país trazemos, hoje, alguns exemplos de recursos utilizados para enriquecer a produção textual durante nossas aulas. Nosso diferencial está na forma de abordar as possíveis temáticas que poderão estar presentes nos mais diversos vestibulares que nossos alunos prestarão durante o ano. Para isso, o enriquecimento do texto através de um conteúdo único, produzido pelo professor Luiz André Medeiros, faz-se essencial para garantir bons desempenhos. Confira abaixo mais um de nossos materiais:

TESE PRINCIPAL

A participação cidadã é vista como um processo capaz de gerar uma nova dinâmica de organização social, fomentando a intervenção da população nas políticas públicas. Não se esgota dentro do projeto de governo, mas relaciona-se diretamente com questões amplas, tais como democratização, equidade social, cidadania e defesa dos direitos humanos. Neste sentido, requer a democratização do poder sobre o uso de recursos financeiros e sobre a definição e implementação de políticas públicas.

 

Visões Universalistas

Argumento Sociológico

O despertar da sociedade civil e a participação ativa de seus setores no processo de desenvolvimento da sociedade constituem fenômenos marcantes da história atual. A substituição das antigas formas paternalistas, autoritárias e clientelistas pelas práticas e processos democráticos, em que o cidadão passa a atuar, fiscalizar e tomar iniciativas, através de… (CONTEÚDO COMPLETO DISPONÍVEL EM NOSSO CURSO PRESENCIAL).

Entendimento do Saber em Debate – Ser cidadão não se trata apenas de receber os benefícios do progresso, mas de tomar parte nas decisões e no esforço para sua realização – utilizar a noção de Capital Social de Robert Putnam e mostrar que, em lugar de ser tratado como objeto das atenções paternalistas dos donos do poder, o cidadão passa a ser reconhecido como sujeito histórico e protagonista… (CONTEÚDO COMPLETO DISPONÍVEL EM NOSSO CURSO PRESENCIAL).

 

Argumento Histórico

No Brasil, o filósofo Francisco Weffort afirma que a luta pela consolidação da democracia participativa em nosso país se torna uma estratégia, utilizada pelos movimentos sociais, ONGs, igreja etc. para efetivação da cidadania e, consequentemente, a instalação de uma sociedade mais justa e igualitária.

Entendimento do Saber em Debate – Destacar que a participação veio a dar a tônica contemporânea da democracia no Brasil. Cumpre-se, portanto, examinar a participação popular enquanto requisito essencial à cidadania – enfatizar que… (CONTEÚDO COMPLETO DISPONÍVEL EM NOSSO CURSO PRESENCIAL).

 

Teses para o Desenvolvimento

1ª Tese – Possibilitar maior acesso à educação

As inovações consagradas na Constituição de 1988 colocaram o Brasil como um dos países de legislação mais avançada, no que diz respeito à proteção aos direitos humanos econômicos, sociais e culturais. Contudo, essas inovações tendem a não surtir o efeito esperado, na medida em que a sociedade brasileira desconhece seus direitos e em que proporção eles são protegidos pelo Estado, permitindo que setores conservadores façam “tábua rasa” das conquistas sociais presentes no texto constitucional.

Interpretando o Texto – Trabalhe a tese de que, dessa forma, o primeiro passo a ser dado na construção de uma sociedade verdadeiramente democrática é possibilitar ao cidadão… (CONTEÚDO COMPLETO DISPONÍVEL EM NOSSO CURSO PRESENCIAL).

2ª Tese – Ampliar a participação popular na gestão pública.

Extrai-se do sistema legal brasileiro os delineamentos de um Estado constitucional democrático mais conhecido como democracia participativa. Sem dúvida, a concepção que busca articular a democracia representativa com mecanismos de democracia… (CONTEÚDO COMPLETO DISPONÍVEL EM NOSSO CURSO PRESENCIAL).

Interpretando o Texto – Destacar que só há participação popular efetiva quando existe democracia participativa, quando o cidadão pode apresentar e debater propostas, deliberar sobre elas e, sobretudo, mudar… (CONTEÚDO COMPLETO DISPONÍVEL EM NOSSO CURSO PRESENCIAL).

Solução

O processo complexo e contraditório de relação entre sociedade civil, Estado e mercado. Neste processo, os atores redefinem seus papeis no fortalecimento da sociedade civil, através da atuação organizada dos indivíduos, grupos, associações, tendo em vista… (CONTEÚDO COMPLETO DISPONÍVEL EM NOSSO CURSO PRESENCIAL).

>Link  

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

    1. Luiz André Medeiros Post author

      Olá Maria, aqui é a equipe do Projeto Saber em Debate. Nosso conteúdo está disponível na íntegra apenas para os alunos que fazem nosso curso presencial. Ligue para o número (82)3031-3610 e realize sua matrícula!

      Reply
  1. joao

    Professor, sou de outra cidade e não tenho como fazer o curso presencial 🙁 Não cogita a possibilidade de um curso virtual ou a venda do material em pdf ??

    Reply
    1. Luiz André Medeiros Post author

      Olá João, aqui é a equipe do Projeto Saber em Debate. Infelizmente, até o momento nosso curso continua apenas como presencial. Não oferecemos conteúdos (mesmo pagos) além dos que disponibilizamos aqui, a não ser que o aluno esteja matriculado regularmente em nosso curso. Agradecemos seu carinho e interesse pelo curso e esperamos que possa acompanhar nosso projeto, mesmo que à distância, através das redes sociais e de nosso blog!

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *